Bloqueio EATON Truetrac, Cherokee Sport e Wrangler – Acionamento automático – 75% de bloqueio. Eixo Dana 35 C-Clip

Produto: Indisponível
Código: 15511
Bloqueio EATON Truetrac, Cherokee Sport  e Wrangler – Acionamento automático – 75% de bloqueio. Eixo Dana 35 C-Clip

Bloqueio EATON Truetrac, Cherokee Sport e Wrangler – Acionamento automático – 75% de bloqueio. Eixo Dana 35 C-Clip

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Especificações Técnicas
Compatibilidade Jeep Cherokee Sport
Detalhes do Produto



Bloqueio EATON Truetrac, Cherokee Sport e Wrangler – Acionamento automático – 75% de bloqueio. Eixo Dana 35 C-Clip

Código 912A569 – Acionamento automático – 75% de bloqueio.
Eixo Dana 35 C-Clip
Relação 3.54 abaixo
Estrias 27




Apresentação - Bloqueio de Diferencial Eaton:

 

O que é e como funciona um bloqueio de diferencial?

O bloqueio de diferencial é um equipamento off road que melhora o desempenho do carro em situações complicadas ou estremas. Dificilmente um iniciante no off road tem conhecimento desse acessório e, tão pouco sabe para que serve ou porque é importante ter um. Mas quando esse novato passar por algumas experiências, como ficar com o carro atolado, ele começará a procurar ferramentas que ajudem nessas situações e, então, irá encontrar o bloqueio de diferencial.

Ele está entre os equipamentos básicos de off road junto com o guincho e o pneu. Com esses três elementos a pessoa está bem equipada e preparada para encarar as aventuras off road. Segundo Júnior, da Gama4x4, esse equipamento é também muito utilizado para uso profissional, em empresas como a Petrobrás e a Eletropaulo.

“Empresas de energia necessitam acompanhar a fiação nas torres, e que costuma ser lugares de difícil acesso, com subidas íngremes. Para isso o carro precisa de tração nas rodas e, muitas vezes, os carros usados por essas empresas são 4×2. O bloqueio de diferencial vem como um acessório que irá auxiliar na tração para que o carro chegue nos locais mais difíceis”, conta Júnior.

É importante entender que o diferencial de todo o carro, apesar ser chamado de 4×2, o que significaria tração de duas rodas, na verdade traciona apenas uma roda. Júnior explica o que realmente aconteceria se duas rodas estivessem tracionadas no momento de uma curva, “imagina que, se você estivesse dirigindo em uma curva, com as duas rodas tracionadas, elas estariam girando iguais, o que não seria impossível pois o eixo quebraria. Por isso, quando entramos em uma curva, apenas uma das rodas é tracionada, enquanto a outra gira em falso. Então a caixa satélite do carro joga a força para a roda que está tracionando e a outra fica livre. Depois faz a curva para o outro lado, joga para a outra roda, deixando a outra livre. ”

Os carros 4×4, utilizados pelos praticantes de off road, funcionam da mesma forma. Ou seja, quando o carro entra no barro, essa caixa satélite interpreta que uma das rodas está livre, enquanto a outra precisa ser tracionada. “E em qual roda ele vai jogar a tração? Na que está do lado de fora, na roda que está livre! Só que no barro é ao contrário, ele deveria jogar a tração para a roda que está atolada e assim jogar a força para te tirar de lá”, conforme exemplifica Júnior.

O bloqueio de diferencial existe para resolver esse problema. Ao ser acionado, o bloqueio faz com que os eixos fiquem unidos, fazendo com que as rodas girem por igual, tirando você do buraco. Esse é o fundamento do bloqueio de diferencial, tirar o carro da lama. Na prática é algo muito mais simples, você vai apertar um botão e conseguirá desatolar o carro.

Qual é o melhor bloqueio de diferencial?
A Gama 4×4 oferece diversos tipos diferentes de bloqueio de diferencial, mas se você está na dúvida de qual seria o melhor para o seu carro, Júnior dá a dica: “Eu aconselho a usar ou o pneumático ou o elétrico. São bloqueios que quando você não está utilizando o carro estará funcionando normalmente. Você aciona por botão, ele vai ativar naquele momento, depois você desliga e continua com a tração da forma normal do carro”.

Alguns bloqueios de diferencial são 100%, ou seja, funcionam de forma constante e não têm a opção de desativar. Apesar de não ser desaconselhado, esses tipos de bloqueio têm algumas desvantagens, como consumir mais gasolina, por ficar constantemente ativado e deixar o carro mais pesado. Nas palavras de Júnior “é melhor ter um bloqueio desse tipo do que não ter nenhum, mas as melhores opções são os elétricos e os pneumáticos”.

O elétrico da Eaton é um dos mais vendidos para Troller, Willys, S10 e Ranger. Esse bloqueio é de fácil instalação. Basta tirar a caixa de diferencial antiga e instalar a nova, fechar e colocar o óleo. O botão que fica no painel permitirá que você ligue e desligue, sempre que achar necessário.

Mas o elétrico não é fabricado para todos os veículos nacionais. Se você tem um Toyota, Toyota Bandeirante, Suzuki, Hilux ou um Jimny, a dica de Júnior é optar pelo pneumático. “O BM 100, que é um bloqueio pneumático, funciona com compressor de ar. Você aciona o compressor, que por sua vez acionará o bloqueio. É tão bom quanto o elétrico, apenas um pouco mais caro por ter mais acessórios”.

O bloqueio de diferencial não é um item que costuma vir de fábrica e sim algo opcional, mas muito importante para os praticantes de off road e que possui um valor acessível. Júnior exemplifica ao falar do Pálio Locker “um carro da Fiat, usado para situações extremas e que já vem com bloqueio de fábrica. Mas por causa disso ele custa cerca de 20 mil reais a mais do que os outros carros. Se você parar para analisar, o bloqueio mais caro que temos na Gama4x4 hoje custa 5 mil reais. Então, sairia muito mais barato comprar esse acessório a parte, assim como vale mais a pena comprar todos os acessórios. Além do custo ser muito menor, você fica livre para deixar o carro com a sua cara”.

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